MINUTOS DE LEITURA

Aplicativo TikTok: o que fazer para tornar o uso mais seguro?

16/7/2020

O TikTok é um aplicativo famoso, que permite o compartilhamento de vídeos, normalmente com músicas de fundo e efeitos especiais.

Atualmente, o aplicativo está disponível nos idiomas 75 com bilhões de usuários ativos do 1 (dezembro de 2019).

Conforme os termos e condições do aplicativo, usuários de no mínimo 13 anos já podem utilizar o aplicativo. Menores que tentam baixar o aplicativo, inserem a data de nascimento e recebem um aviso de “Desculpe, parece que você não é elegível para o TikTok. Mas obrigado por nos visitar!” se não tiverem ao menos a idade mínima.

Os adolescentes (e até adultos) amam o TikTok

Pois é uma forma de se expressar e criar clipes de vídeo curtos para ganhar seguidores e construir uma comunidade. Apresenta ótimos efeitos especiais que os usuários podem aplicar em seus vídeos para torná-los mais exclusivos. Você também pode postar o conteúdo em outras plataformas para compartilhá-lo com mais pessoas.

Porém, é preciso ter cautela.

É preciso tomar cuidado com conteúdos impróprios, contato com desconhecidos e o compartilhamento exagerado na rede social, prejudicando a privacidade.

Por padrão, as contas são públicas para que qualquer pessoa no aplicativo possa ver o que é compartilhados. No entanto, somente seguidores aprovados podem enviar mensagens a eles.

Os usuários podem gostar ou reagir a um vídeo, seguir uma conta ou enviar mensagens uns aos outros. Existe o risco de que estranhos poderão contatar diretamente as crianças no aplicativo.

Recomendações:

  1. Defina a conta como PARTICULAR
  2. Caso seu filho ou criança sob sua supervisão utilize o aplicativo, acione o modo de segurança familiar;
  3. Leia a política de privacidade do aplicativo;
  4. Seja gentil e não poste vídeos ou fotos de terceiros (pense que eles também tem direito à privacidade!).

Se, mesmo assim, encontrar algum conteúdo inadequado no app…

Denuncie o conteúdo ao TikTok!